Brasília: Quando ir e o que fazer na capital do Brasil.

Quando você pensa na Capital do Brasil, é bem provável que pense logo na arquitetura modernistas das construções ocupadas pelos três poderes. E você não está equivocado, a cidade é a única contemporânea que tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, aqui no Brasil, devido sua importância arquitetônica.

Seguros Promo

Provavelmente, também pensa na política e todas as polêmicas que envolvem a política. Porque a cidade é o centro político executivo e legislativo e jurídico de um país continental, como o Brasil. Então todos os dias você recebe notícias do que andam decidindo em Brasília. Mas a maioria dos brasileiros não sabem, além da explanada dos ministérios, o que fazer na cidade e porque viajar para a capital.

20170815_135435-01

Porém, Brasília é muito mais que só política e merece ser conhecida, pela importância cultural e pelos pontos turísticos históricos, mesmo que contemporâneos.

Vai aqui uma lista do que fazer, turistar e tirar muitas fotos. Além da dica de quando ir e pegar o “céu de nuvens loucas da capital” na sua maestria. Já prepara a playlist baseada em Natirutz, Legião Urbana, Capital Inicial e outras bandas que se debandaram daqui e conquistaram o país inteiro.

PARA LER EM SEGUIDA

Tudo para sua viagem

Como encontrar passagens aéreas baratas

Dicas para encontrar um seguro viagem mais barato

Brasília: 3 lugares para conhecer saindo da capital do Brasil em um final de semana ou mais

QUANDO IR

Brasília está localizada no centro – oeste do país, na região que caracteriza o cerrado. Ou seja, é uma região tropical de temperaturas elevadas e umidade baixa, caracterizando clima seco, principalmente no inverno. O clima pode ser definido como “clima de savana“, também.

Existe uma piada entre os candangos (população nascida em Brasília) que a região contém as 4 estações bem definidas, porém todas ocorrem no mesmo dia! Isso porque as  madrugadas e manhãs são frias e a temperatura vai subindo e o ar vai ficando seco ao longo do dia, até que de repente uma nuvem passa e chove, “refrescando”, porém logo após a chuva a temperatura volta a subir.

A região recebe chuvas nas estações de primavera e verão. Já o outono e inverno são tidas como estações secas, podendo ficar semanas sem cair uma gota de chuva na região e a umidade chegar a menos de 20%, o que já é considerada crítica e pode causa desidratação e mal estar. Durante todo o ano as temperaturas médias são de 28º C/ 20º C.

Por ter temperatura agradável durante todo o ano e poucos dias de chuvas, viajar para Brasília e pegar um dia lindo é bastante comum. O que torna qualquer época do ano possível para conhecer a cidade e aproveitar seus locais abertos.

Porém, o momento de alta temporada é durante a seca, isto é, o inverno. Além de viajar para Brasília, é um momento que aventureiros e trilheiros viajam para as regiões próximas ao Distrito Federal, como a Chapada dos Veadeiros. Além disso, é quando os dias possuem temperatura amenas, tanto a noite quando de dia, e as chuvas são praticamente nulas.

Booking.com

Lembrando que, independente da estação do ano, Brasília possui um índice de radiação solar ultravioleta (IUV) muito alto e é bastante seco. O uso de filtro solar, chapéus e hidratação constante é imprescindível.

O QUE FAZER

Brasilia foi pensada e projetada por gênios modernistas do século XX como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx. A cidade foi entregue como um tesouro que respira arte nas construções, nos parques e nas disposição dos locais. Brasília é uma grande exposição artística. 

Apesar de ser o marco da política brasileira, não vai faltar o que fazer na cidade.

Porém, até o centro político é um ponto turístico a parte e não tem como fugir. Brasília começa com o Eixo Monumental – a explanada.

  • Eixo Monumental

É a parte central de Brasília e onde se localiza os principais prédios políticos e históricos da cidade.

IMG_5211

Caminhando pela avenida conhecidíssima com todos os prédios dos ministérios enfileirados dos dois lados e aquele parque de gramado aberto ao meio, que ao final, encontra-se com a praça dos três poderes, com o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

O Eixo Monumental também conta com a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Museu Nacional e o Teatro Nacional Cláudio Santoro.

20170815_133653
Vista da Explanada pela Torre de TV de Brasília

Um pouco mais a frente, outro ponto turístico se forma, a Torre de TV de Brasília. Que, além do marco na comunicação do país, é um excelente mirante para avistar toda a explanada dos ministérios de cima.

20170815_134616
Vista do Estádio Mané Garrincha pela Torre de TV de Brasília

Atrás da torre, uma construção recente e que já faz parte das listas turísticas da cidade: O estádio Mané Garrincha, que adquiriu a forma que tem hoje por conta da Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 2014.

Seguido do Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas.

  • Lago Sul

O Lago Sul ou o Pontão do Lago Sul é o ponto de encontro na vida noturna dos candangos, por conta dos inúmeros restaurantes e casas noturnas localizadas na região. Porém, também pode ser apreciada em um final de tarde, porque na localidade se consegue apreciar um lindo pôr do sol, com vista direto para o Lago Paranoá e com visitas ilustres de capivaras e pássaros.

20170812_192912-01
Pontão Lago Sul

Além da vista do Lago, é ideal para admirar o visual da Ponte JK.

  • Jardim Botânico de Brasília

O local ideal para tomar café da manhã. Isso mesmo, o local oferece um café da manhã estilo pique-nique com uma variedade de doces, salgados e, claro, café.

Além do café da manhã, o jardim botânico dispõe de muitas espécies de plantas endêmicas do cerrado, além de locais que representam toda a biodiversidade planetária e até um jardim japonês.

  • Praça dos Cristais

Uma praça diferente de todas as outras. Projetada por Burle Marx tem em todo seu entorno fontes, espelhos d’água, esculturas que lembram cristais e jardins.

É um ótimo local para um passeio e uma sessão de fotos. Porque além de toda essa magia de cenário, o local fica dentro do complexo militar de Brasília, então é bastante segura.

  • Igrejinha

Os azulejos da Igrejinha são, hoje, um dos marcos da cidade. Você já viu azulejos azuis de pombas invertidas? Pois então, é da Igrejinha.

A pomba invertida representa o Espírito Santo e é obra de Athos Bulcão. Já o prédio, em formato de chapéu de freira, é obra de nada mais, nada menos que Oscar Niemeyer. E a Igreja? Um pagamento de uma promessa de Sarah Kubitschek, finalizando o primeiro prédio a ficar pronto em Brasília, em 1958.

  • Igreja Dom Bosco

Se você achou a igreja bonita por fora, espere olhar por dentro!

O edifício é todo adornado com vitrais e cristais e você realmente se sente entrando em um lugar, no mínimo, SAGRADO. No pôr do sol os raios solares adentram pelos vitrais e tornam a experiência ainda melhor.

  • Ermida Dom Bosco

Um parque fora do plano piloto, mas também a beira do Lago Paranoá.

O parque conta com pistas de caminhada, trilhas e até com uma praia, onde muitas vezes os candangos se banham.

  • Centros Culturais

Além de praças, parques e prédios, Brasília também é conhecida pelos seus centros culturais. Centros como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Centro da Caixa Econômica são dois ótimos exemplos que merecem uma passada.

Os prédios já são lindos, bem ao estilo modernista de Brasília, mas as exposições sempre são icônicas e que valem a pena.

E ai, o que você está esperando para conhecer Brasília? Faltou alguma coisa para fazer? Acrescentaria algo mais?

Booking.com

IMG_2523

HOSPEDAGEM

Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito e um clube de vantagens. Veja sua próxima hospedagem no Booking.com!

AIRBNB

Reserve no Airbnb e tenha desconto de R$ 100,00 na sua primeira reserva e R$49,00 na sua segunda.

SEGURO VIAGEM

O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países e recomendado fazer em tantos outros, pesquise o melhor seguro com a SegurosPromo e garanta melhor custo benefício. Desconto de 5% para leitores escrevendo o código: SOSEIVIAJAR5!

PASSAGENS AÉREAS

Pesquise as melhores ofertas de passagens aéreas com a PassagensPromo e tenha a possibilidade de pagar em boleto ou cartão de débito também.

HOSTELS

O melhor site para buscas hostels baratos pelo mundo é o Hostel World!

CHIP DE INTERNET

Não fique sem internet! Conheça o chip de internet da Viagem Conectado e fique conectado em todos os lugares!

INGRESSOS

Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO

Alugue um carro comparando as melhores locadoras e pague em 12x sem juros com a RentCars! Além de garantir o preço que foi encontrado com a opção de pagar online.

Quer mais descontos em mais promoções, CLIQUE AQUI.

Clique AQUI  e tenha tudo para organizar sua viagem!

Para meu Pinterest (17)

Autor: Paola Groberio

E ai? Sou a Paola Groberio. Sou cariosa, tenho 26 anos, estudei História e hoje faço Turismo. Viajar é a minha profissão e vou encontrar todas as dicas, tirar um milhão de fotos, gravar meu dia-a-dia para mostrar aqui e nas outras mídias do Só sei Viajar. Bora comigo?

Nenhum pensamento

  1. Nossa, que saudade de Brasília… Sempre fui a trabalho, mas dava um jeito de passear. A chapada é muito mágica, vale cada minuto nela!

    Adoro a comidinha daquela região do Brasil, é totalmente diferente da nossa aqui no sul, parece “mais brasileira”, sei lá. hehehee
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s