Camping: guia do que fazer, dicas e itens para levar

Esse post vai direto ao assunto.

Eu não sou a exímia campista e, com certeza, tem milhões de pessoas que poderiam falar mais sobre esse assunto do que eu. Mas eu, sendo muito egocêntrica, pensei que na verdade alguém que já acampou algumas vezes, mas nem tanto, é perfeita para dizer algumas regras básicas e algumas dicas infalíveis para fazer do camping um hotel de luxo.

People camping by the river

Essas dicas e regras vão desde a compra da barraca até a utilização do banheiro do camping. E também é uma indireta para muitas pessoas, siiiim, I N D I R E T A.

Indireta, porque muitas pessoas não cumprem nada disso e fazem a convivência no camping ser bem ruim. As vezes a experiência da viagem se torna a convivência e, quando uma pessoa é mal educada ou egoísta, isso pode estragar a viagem.

PARA LER EM SEGUIDA

Como encontrar passagens aéreas baratas

Tudo para sua viagem

Meu primeiro mochilão – disponibilizando minha planilha de 18 dias por Bolívia, Chile e Peru.

Visconde de Mauá: como ir, onde ficar e mais

Arraial do Sana: Roteiro de 3 dias

Caraíva: Como Chegar (saindo de Porto Seguro)

Dica 1: A BARRACA

A barraca de camping é, e eu acho que todos concordam, o item mais importante na sua viagem. E também o item mais caro, porque é um investimento que pode durar décadas, se bem cuidada.

photo-1518062304627-5532ae8c3ff2

Maaaas ela também tem que ser escolhida com carinho, pesquisando alguns itens e não economizando, porque o barato pode sair caro e te deixar na mão, ou pior, molhado!

Aqui vão alguns itens para pesquisar e levar em consideração na hora de escolher uma barraca de camping para te acompanhar pelas estradas e trilhas.

  • Tecido impermeável reforçado e que não balance com o vento.

O tecido da barra aparenta ser impermeável, mas você não sabe o quanto e até quando. Imagina se começa a chover em um camping sem cobertura e sua barraca começa a alagar junto?

Claro! Enchentes, furacões e monções não entram nessa conta. Não tem como se proteger disso. Mas certifique-se que a barra em questão aguenta uma chuva um pouco mais intensa antes de compra-la.

Como? Pesquise sobre ela, veja comentários de quem já comprou e usou, pesquise sobre a marca da barraca.

E eu falo isso por experiência própria. Em um dos campings que fiz, choveu bastante e, mesmo com tecido impermeável, entrou água na barra e molhou completamente todas as coisas dentro dela. Eu fiquei todos os outros dias tendo que usar roupas úmidas e com cheiro de mofadas.

E porque eu disse não balançar com o vento? responderei no meu próximo ponto.

  • Dividida em duas capas (principalmente se só viajar para lugares dentro dos trópicos e que não nevam).

Por que essa divisão? Porque como a chuva, o sol pode fazer a permanência na barraca insuportável. Isso porque, dependendo do quanto sua barraca recebe ventilação, o sol transforma tudo em um grande forno.

E isso não garante que você irá conseguir dormir muitas horas depois que o dia amanhecer, mas ao menos, em noites quentes e sem chance de chuva, poderá retirar a capa impermeável e dormir só com a tela da barraca. Animais não entram, mas o vento sim.

Ps: Só faça isso se o local que estiver acampando for seguro.

  • Sempre compre um lugar a mais.

As barracas são feitas sob medida, uma barraca de 2 pessoas cabem 2 pessoas e nem um alfinete a mais. Por isso, se for comprar uma barraca para 2 pessoas, compre para 3 pessoas e assim por diante.

Toda a sua vida tem que caber na barraca junto com você e manter o mínimo de conforto, podendo esticar seus pés é imprescindível.

  • O chão é importante.

Se o tecido do teto ou a capa tem que ser de um tecido bom e impermeável, o chão da barraca tem que ser de lona grossa e reforçada.

Lembre-se que a barraca não vai ficar montada em um chão liso e de piso, ela vai ficar montada em um chão irregular e possivelmente de terra. Sem contar que a chuva também pode alagar o chão e não queremos uma invasão de água. Ou algum animal entrar. Ou ela rasgar. O chão é muito importante.

  • Se tiver dois zíperes é mais seguro.

Toda barraca tem fecho tanto para o lado de dentro, quanto para o lado de fora. Não é isso que eu quis dizer, mas sim, ter dois fechos em cada lado.

Por quê? Com dois fechos você pode colocar um cadeado e prender a barraca, dando mais segurança de deixar suas coisas nela.

É claro que, em sua maioria, quem frequenta camping é gente boníssima e não está lá para esse tipo de atividade, mas é sempre bom garantir mais segurança. Também é bastante comum, por ser uma área aberta e de muito movimento, a entrada de várias pessoas que não estão no camping.

Guia do camping

Dica 2: NÃO COMPRE COLCHÃO INFLÁVEL

Dica única e uma utilidade pública que irá salvar sua vida, suas costas, seu humor, sua viagem. NÃO COMPRE COLCHÃO INFLÁVEL.

Esse colchão foi inventado não sei por quem e poderia parecer genial, se ele não furasse facilmente e esvaziasse completamente durante a noite. Você acorda de manhã no chão. Não digo isso de UMA experiência, digo de todas as experiências que eu já tive com esse tipo de colchão.

Já estive com um colchão que eu encontrei 9 furos. NOVE! Tentei colar com fita isolante, com silver tape, chiclete, qualquer coisa e não adiantava. O peso dos corpos em cima do colchão fazia pressão nos furos e o ar saía. Sem contar que por essa pressão outros buracos (sempre nos locais de junção do colchão) surgiam. NÃO DÁ!

Solução: Compre saco de dormir. Mesmo que esteja acampando em dupla, cada um levando o seu, juntando, fica um bom colchão.

Além disso, colchão inflável pesa muito, saco de dormir, não.

Dica 3: LEVE ALGUNS MATERIAIS

Se você vai fazer um camping selvagem, terá que pensar em muito mais coisas que isso. Esse post é sobre campings, locais onde há estrutura para acampamentos serem feitos.

photo-1568842602674-d21dadfffddd

O Camping requer alguns materiais para ajudar no dia-a-dia e outros para eventuais problemas. Alguns materiais, você deve levar também para um mochilão, são situações similares.

  • Lanterna – Dentro da barraca não tem luz e, muitas vezes, até se deslocar no camping é complicado por falta de luz. Levar uma lanterna pequena é essencial. Digo levar uma e não usar a do celular, porque muitas vezes o camping também tem problemas com luz e carregar o celular pode ser um problema.
  • Isolante térmico ou forro – Um reforço contra a umidade os chãos de terra no seu camping. Um isolante térmico ou um forro ajuda e muito.
  • Papel Higiênico – Muitos campings dispõe de papel higiênico, mas acaba e acaba rápido. Leve seu próprio papel e seu próprio kit de banheiro, junto com kit de banho, assim não se preocupa com absolutamente nada na hora de utilizar. Junto com o papel, recomendo levar lenço umedecido e se possível, forro para a tampa do vaso.
  • Canivete – O canivete é um item indispensável para um camping. A gente nunca sabe quando vai precisar de um.
  • Fita SilverTape – Para acidentes e tragédias, essa fita salva sua vida.
  • Extensão elétrica – Se você, como eu, leva 236392 itens eletrônicos, uma extensão com vários bocais é a única coisa que você não pode esquecer. Até porque, muitas vezes, o camping dispõe de poucas tomadas e ninguém quer ser o mal educado que toma conta da toalha.
  • Toalha de rosto ou tapete – Essa dica é 1000 e uma utilidades. Uma toalhinha extra ou um tapetinho para colocar na entrada da barraca, para limpar os pés e limpar qualquer eventual sujeira.
  • Fronha e cobertor –  A fronha é para colocar roupas ou o seu travesseiro de pescoço, amarrar e utilizar como travesseiro. Assim, você não leva mais um peso, você utiliza o que você tem para fazer um travesseiro. O cobertor, se for aquele que dobra até ficar bem comprimido, melhor ainda, porque em dias mais frescos, um cobertor é a única coisa que salva. Se você for para um lugar muito quente, uma canga já é o suficiente.

Dica 4: O CAMPING VAI SER SUA CASA E A CASA DE TANTOS OUTROS TAMBÉM

Isso é a parte da indireta para os amigos que fazem do camping o desapego de tudo, isso inclui a higiene e a educação. Existem pelo menos, com certeza absoluta, dois lugares de área comum no camping: banheiro e cozinha. E é justamente nesses locais que o problema vai surgir, as vezes afetando sua viagem de maneira irreparável.

É imprescindível o uso da boa vizinhança e o cuidado triplo com objetos que são de uso comum. E gente, o vaso sanitário é de uso comum, tá?

photo-1507163525711-618d70c7a8f1

O que eu mais presencio em camping são pessoas, principalmente de madrugada ou quando chegam de alguma festa bêbados, utilizar o banheiro e não tomar os cuidados necessários, como o uso da descarga, por exemplo. Box do banheiro é apenas para toma banho, sempre usar o o rodo e tirar a água do chão, verificar se o chão ficou sujo com areia, terra e etc…

Sem contar que o cheiro que pode ficar do banheiro, pode infestar o acampamento inteiro!

Muitas pessoas estão utilizando esse banheiro e, normalmente, ele não é limpo todo dia. O que você bagunça ou estraga, vai permanecer lá para você continuar utilizando também, cuidado é sempre bom.

Igualmente na cozinha. Panelas e talheres são de uso comum, depois de utilizados a limpeza é regra. Ninguém está ali te servindo, então cuide do que você utilizar. Sem falar que uma cozinha suja é propensa ao aparecimento de animais indesejados, como ratos e baratas, imagina se por um descuido você deixar sua barraca aberta e entra algum animal assim? Acho que não será uma experiência muito boa.


E ai, faltou alguma coisa na listinha? Acha que exagerei em um ponto? Tem alguma experiência para comentar? Aqui é o local, solta a boca e fale sobre o que você sabe do mundo dos acampamentos.


Booking.com

IMG_2523

HOSPEDAGEM

Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito e um clube de vantagens. Veja sua próxima hospedagem no Booking.com!

 

AIRBNB

Reserve no Airbnb e tenha desconto de R$ 100,00 na sua primeira reserva e R$49,00 na sua segunda.

 

SEGURO VIAGEM

O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países e recomendado fazer em tantos outros, pesquise o melhor seguro com a SegurosPromo e garanta melhor custo benefício. Desconto de 5% para leitores escrevendo o código: SOSEIVIAJAR5!

 

PASSAGENS AÉREAS

Pesquise as melhores ofertas de passagens aéreas com a PassagensPromo e tenha a possibilidade de pagar em boleto ou cartão de débito também.

 

HOSTELS

O melhor site para buscas hostels baratos pelo mundo é o Hostel World!

 

CHIP DE INTERNET

Não fique sem internet! Conheça o chip de internet da Viagem Conectado e fique conectado em todos os lugares!

 

INGRESSOS

Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência no Get Your Guide.

 

ALUGUEL DE CARRO

Alugue um carro comparando as melhores locadoras e pague em 12x sem juros com a RentCars! Além de garantir o preço que foi encontrado com a opção de pagar online.

 

Quer mais descontos em mais promoções,CLIQUE AQUI.

CliqueAQUI e tenha tudo para organizar sua viagem!

Para meu Pinterest (16)

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s