Paraty: o que fazer na cidade e nos arredores

Paraty é um combo delicioso de natureza altamente preservada, história incrível, festas, festivais internacionalmente importantes e comida boa, de qualidade.

gptempdownload

Discrição do paraíso, não é mesmo? O destino é fácil de escolher. Paraty é um dos municípios mais visitados e conhecidos do estado do Rio de Janeiro. E pela localização entre Rio de Janeiro e São Paulo, o turismo das duas cidades acabam se interessando por Paraty, igualmente.

Ou seja, tanto em uma viagem para São Paulo, quanto para o Rio de Janeiro, você pode dedicar uns dias para Paraty.

Erroneamente, Paraty é considerada como uma cidade que se conhece em um dia. E eu digo com toda certeza: IMPOSSÍVEL!

Acredite, para um município de uma população relativamente pequena, no sul do Rio de Janeiro, não vai faltar o que fazer!

Paraty possui mais de 80% de sua área preservada por leis ambientais e, recentemente, uma notícia se espalhou por todos os jornais no Brasil:

Paraty, Ilha Grande e toda a região da serra da Bocaina foram consideradas e reconhecidas como PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL DO MUNDO pela Unesco.

Por lá é possível fazer trilhas com paradas em cachoeiras e alambiques de cachaça, visitar quilombos, curtir praias praticamente intocadas, praticar esportes de aventura ou simplesmente desfrutar da paisagem única e da gastronomia local.

O que eu posso fazer em Paraty?

Eu vou indicar algumas agências de turismo de Paraty, sites como GetYourGuide, entre outras opções para se fazer sozinho ou acompanhado.

(Esse post não é patrocinado)

  • Centro Histórico de Paraty

Com ruas de calçamento “pé de moleque”, igrejas seculares, prédios com marcas da maçonaria, portas coloridas em prédios brancos e coloniais, o centro histórico de Paraty é um portal para o passado.

img_6205

O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

Suas ruas são protegidas e proibidas do trânsito de automóveis. Isso tudo para preservar o encanto colonial, que aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas, te desloca a um lugar único, em que você precisa caminhar e observar cada detalhe de ruas estreitas e casebres bem conservados. É um charme só!

img_6245-1.jpg

As casas foram construídas acima do nível da rua por causa da invasão das águas das marés, previstas para limpar a cidade, principalmente por conta do alto trânsito de cavalos e burros de cargas.

img_6275.jpg

Quem gosta de arte sacra encontra várias opções. No Centro Histórico, estão a Igreja Matriz (Nossa Senhora dos Remédios), Igreja de Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Se você, além de conhecer o centro histórico, quer fazer um city tour com guia, que irá te explicar cada rua, cada prédio e cada igreja, eu recomendo falar com a Lidiane. Ela é uma guia de turismo de Paraty que eu conheci em Manaus e me tornei amiga.

Tel: (24) 99937-4637

Ou, comprar um tour em alguma agencia turística ou pelo GetYourGuide.

  • A vila de Trindade

Localizada a 30 km de Paraty, está situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

img_6063
Praia do Caixadaço

Trindade é uma típica vila caiçara. Porém,  que na década de 70, uma empresa multinacional apareceu reclamando o direito de posse da área para construir um condomínio de luxo e a população, junto ao apoio de artistas e intelectuais, conseguiu vencer esta luta na justiça, mantendo a posse de suas terras.

Isso levou fama e admiração para a vila, que hoje vive diretamente do turismo e enfrenta o desafio de crescer e se estruturar preservando esta natureza privilegiada.

img_6135
Praia do Meio – Trindade

Para conhecer Trindade, existe um ônibus que faz em alguns horários por dia, o trajeto e pode ser pego na rodoviária de Paraty.

Eu recomendo dois dias exclusivos para a vila, pois as atrações se dividem em praias, trilhas, piscinas naturais, cachoeiras e mirantes.

Porém, existem passeios vendidos pela cidade, de um dia para Trindade, com guia, transporte e toda a infraestrutura.

  • Tour de cachoeiras e alambiques de cachaça

O tour dura um dia inteiro e muitas agências de viagens vendem.

medium (1).jpg
Imagem da Internet AQUI.

É feito por veículo 4×4 com visitação de 2 cachoeiras e 2 alambiques de cachaças.

Após percorrer trilhas no meio da mata atlântica, visitaremos belíssimas cachoeiras como a da Pedra Branca a mais bela da região, cenário natural para matérias fotográficas, encravada no meio da floresta com toda sua biodiversidade intocada, ótima oportunidade para observar várias espécies de pássaros da região e ter contato direto com a flora local incluindo uma das maiores árvores da região “Jequitibá”.

Depois iremos em direção a Vila da Penha onde conheceremos as cachoeiras do Tobogã (onde os nativos realizam a prática do surf na pedra) e Poço do Tarzan. Durante a caminhada observaremos diferentes tipos de plantas como bambu, dormideiras, bromélias, castanho periquito, entre outras.

Todas as cachoeiras possuem águas puras e cristalinas, ótimas para banho. Durante o percurso podemos apreciar vistas panorâmicas maravilhosas da serra e a cidade Histórica.

Visitaremos também o Alambique Pedra Branca e Engenho D’Ouro para conhecer o método artesanal de fabricação da cachaça e degustação com vários sabores e também a Casa de Farinha de mandioca onde poderemos conhecer todos os passos para sua fabricação artesanal.

Fonte: ParatyTours

medium
Imagem da Internet AQUI.
  • As praias próximas da cidade de Paraty

A cidade possui mais de 100 praias, algumas só podem ser acessadas por barcos, por ficarem em ilhas ou em uma mata extremamente fechada, sem trilha. Outras, podem ser acessadas por carros, porque não ficam próximas a cidade.

praia-de-jabaquara.png
Praias de Paraty do litoral direção Rio de Janeiro

As praias do litoral norte (direção cidade do Rio de Janeiro) são calmas, de mar de tons de verde e ótimas para a família inteira. Sempre com um leito de rio ou uma lagoa próxima e cercada por matas.

O bom é que são super acessíveis, existem estacionamento em quase todas e em algumas, como a praia de São Gonçalo, possuem esquema de táxi-boat para as ilhas próximas a praia.

img_5983.jpg
Praia de Sãogonçalinho em Paraty

Para acessa-las você precisa de um carro de passeio ou transporte público, como vans e ônibus que saem da rodoviária da cidade.

  • Passeios de barco

Como toda a Costa Verde, Paraty não sai da regra das inúmeras ilhas, que são acessadas somente por barco. E, com isso, existem muitos passeios de barcos com inúmeros destinos e praias.

img_5849-1.jpg

Algumas agencias de Turismo fazem alguns desses passeios em grupo e disponibiliza o aluguel de lanchas privadas. Por exemplo: Paraty Tours, Estrela Tours e Terra Vista.

Os passeios conhecidos e em grupo são:

PASSEIO DE ESCUNA

Com duração de 5 horas e quatro paradas (variam dependendo do mar e do horário). Durante o passeio visitam-se 2 praias e 2 ilhas, parando nestes locais em torno de 30 a 40 minutos em cada uma delas, com tempo para relaxar, nadar e fazer snorkelling.

Saídas regulares diariamente do cais de Paraty ás 10:00h, 10:30h e 11:00h.

PASSEIO AO SACO DE MAMANGUÁ

É um passeio em uma lancha rápida para a região do Mamanguá com 3 paradas para mergulho e banho.

  • Praia do Engenho;
  • Praia do Costa;
  • Ilhote de Mamangua – vista panorâmica.

CAIAQUE PELAS PRAIAS PRÓXIMO A JABAQUARA

Saindo na praia ao lado da cidade de Paraty (a única que se pode chegar tranquilamente a pé), existe o passeio de caiaque. Com duração de, aproximadamente, 4 horas e com saídas diárias as 9 horas da manhã da orla da praia.

O guia te leva para locais como a  Ilha do Itu, a praia de Rosa e Ilha do Malvão, com paradas para banho e mergulho.

  • Acampar na Praia do Sono

Paraty ainda possui boa parte da vegetação original. Com um localização bem acidentada – protegida pelos morros escarpados da Serra do Mar – a Mata Atlântica permaneceu intacta em muitos locais e é possível encontrar pedaços de mata virgem, entre as duas maiores metrópoles do Brasil.

402079626_16eb7a6cbe_z.jpg
Imagem da Internet AQUI.

A Praia do Sono é uma vila de pescadores onde atualmente vivem cerca de 60 famílias que se sustentam da pesca artesanal e agricultura, constituindo uma comunidade caiçara tradicional. Para acessar a praia você precisa fazer uma trilha de, aproximadamente, uma hora e meia ou um barco, que você agenda no dia anterior.

A Praia do Sono é um lugar perfeito para quem busca tranquilidade e quem gosta de camping, pois é o único meio de pernoitar no local.

Existe a possibilidade de fazer um bate-volta, saindo bem cedo para fazer a trilha, aproveitar a praia e voltar de tarde (nunca faça trilha de noite, se não é acostumado), a noite existe a probabilidade maior de ir de encontro com animais peçonhentos, porque eles, em sua maioria, possuem hábitos noturnos.

Antigos e Antiguinhos são duas praias belíssimas, acessíveis por uma trilha íngreme no final da Praia do Sono. Protegidas por uma dura caminhada, elas ficam praticamente desertas durante todo o ano.

Fonte: Trivago

  • Festivais em Paraty

Paraty é uma cidade conhecida, também, pelas suas festas e festivais nacionais. Como a Flip (Feira Literária de Paraty) e o Festival da Pinga de Paraty.

img_5760
Corpus Christ em Paraty

AQUI você encontra todo o calendário para programar sua viagem próximo as festividades religiosas e as festas culturais da cidade.

E ai, já conhece o esse paraíso? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Booking.com

 

Procura por uma hospedagem? Pelo Booking você ganha R$ 50,00 de desconto clicando no Código promocional Booking.com

Quer mais descontos em mais promoções, CLIQUE AQUI.

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s