Ilha Grande: Onde fica, quando ir, como chegar e mais

Ilha Grande sempre foi uma pérola dos cariocas, fluminenses e paulista.

Praia Leste em Ilha Grande

Hoje, é conhecida por todo o Brasil e até pelo mundo. Isso se deu pela popularização das redes sociais, principalmente o Instagram, que divulga imagens, vídeos e dicas.

Mas nem sempre foi assim…

Antigamente, era um destino bem guardado pelos fluminenses e paulistas. Ainda hoje, seus principais turistas provem dessas regiões.

Praia do Pouso em Ilha Grande

Hoje em dia, já conta com inúmeras agências de turismo de bate-volta saindo do Rio de Janeiro. E também, na própria Ilha Grande, pra os que vão pernoitar e ficar pela Ilha.

Mas o nome Ilha Grande não é por acaso, a ilha é enorme. Muitos locais são acessados apenas por trilha ou barco, conhecer a ilha inteira é quase impossível e requer condicionamento físico e tempo, bastante tempo.


Seguros Promo

Junto com Paraty e a serra da Bocaina, Ilha Grande forma um patrimônio cultura e ambiental do mundo, pela Unesco.

Mas onde fica exatamente Ilha Grande, no Rio de Janeiro? Eu posso curtir essa região o ano inteiro? Como chegar na Ilha? Onde eu posso ficar para curtir o máximo de atrações possíveis?

Lagoa Azul, em Ilha Grande

Eu vou responder todas essas perguntas aqui no post. E você, depois de ler, vai certeiramente aproveitar esse paraíso.

Onde fica Ilha Grande

Ilha Grande é uma ilha que se encontra no sul do Rio de Janeiro, na região chamada de Costa Verde. Essa região “começa” em Mangaratiba, ainda no estado do Rio de Janeiro e vai até São Sebastião, no norte do estado de São Paulo.

2019-09-15

Os municípios considerados Costa Verde são: Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty no estado do Rio de Janeiro; Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela no estado de São Paulo.

No município de Angra dos Reis se encontra Ilha Grande.

Quando ir

O Rio de Janeiro é um estado bem tropical, com um relevo bem acidentado, ora montanhoso, ora plano e até abaixo do nível do mar.

É conhecido por ser quente em todo o ano. No verão a temperatura chega a casa dos 40 graus (as vezes passa dos 45 graus). Já no inverno, a temperatura média é 23 graus, com os dias mais frios na casa dos 17 graus.


Booking.com

Então o banho de mar não será problema no ano inteiro, mas o clima, a frequência e os preços, esses mudam com a época do ano e as estações.

Geograficamente, Ilha Grande e toda a região da costa verde, se localiza bem próximo do trópico de Capricórnio (que passa em São Paulo), com florestas densas, praticamente virgens e é banhado pelo oceano atlântico.

img_5691.jpg
Praia da Parnaioca em Ilha Grande

Ou seja, é uma região tropical, com influência da maresia e bem úmida. Chove bastante.

Porém, existem épocas mais “secas” e mais chuvosas.

Ir no Verão

Infelizmente o período chuvoso é o verão. Principalmente entre final de dezembro e início de janeiro.

Porém, as altas temperaturas garantirão o convite as cachoeiras, rios e mar estarem de pé. As chuvas de verão são bem intensas e aparecem, normalmente, no final da tarde.

img_5814.jpg
Igreja da Parnaioca em Ilha Grande

Porém, podem existir dias inteiros de chuva e com calor. E podem acontece tempestades de verão, com uma chuva e um vento muito intenso, por horas.

Normalmente fevereiro é um mês que não chove muito, então para aproveitar o verão (lotado) o mês é o ideal.

Um relato triste é que na virada do ano para o ano, na Ilha, aconteceu um deslizamento que pegou parte de uma pousada, deixando vítimas. Mas não se alarde, ou tenha medo, foi um caso isolado.

O verão, sem duvidas, é a época em que a ilha vai estar mais cheia de turistas. Isso também irá ocasionar o aumento do preço de hospedagens, passeios e restaurantes.

É a alta temporada.

É um período de férias escolares, muitos feriados importantes, como o Carnaval. As pessoas tendem a viajar nesse período no Brasil, e por conta das festividades do ano novo e Carnaval, a região do Rio recebe muitos turistas.

Muitos tiram uns dias para passear por Ilha Grande.

dsc_4601.jpg
Praia do Leste em Ilha Grande

Em relação ao mar, no verão a água tende a ficar mais clara e mais gelada. Além disso, é considerada a época de migração de alguns animais, ou seja, você pode avistar mais tartarugas e golfinhos, por exemplo.

Tartaruga verde na praia do Leste em Ilha Grande

A floresta estará mais verde, com animais também em seu período de reprodução. As chances de avistamentos em trilhas ficam maiores.

Ir no inverno

O período de seca é o inverno, porém é o período frio. Principalmente em julho, quando a temperatura sempre fica abaixo dos 20 nas noites e nas primeiras horas da manhã.

O banho de mar acaba não ficando convidativo, apesar da temperatura do mar nessa época ser menos fria.

Praia do Mangue em Ilha Grande

Claro, é uma região que recebe muitas frentes frias, então poderão existir dias ou semanas totalmente chuvosas ou nubladas.

Por exemplo o ano de 2019, o mês de agosto foi muito chuvoso, com poucos dias de sol.

Porém, a época também é alta temporada. Isso mesmo. Porque é um período de férias escolares e universitárias. Existe um grande turismo nessa época para as regiões de Paraty, por conta do festival da pinga e da feira do livro. Muitos esticam seus dias e vão para Ilha Grande.

Ir no outono ou primavera

Considerados como meia estações, são os períodos de transição entre o verão e o inverno, já que essas estações não são tão bem definidas no estado do Rio de Janeiro.

Ou seja, são épocas que chove, mas não como no verão. E podem fazer frio, mas não como no inverno.

E são consideradas baixa temporada, tirando os feriados (por exemplo: Páscoa, corpus christi, nossa senhora, república e etc).

Seria o melhor momento para visitar a ilha, pegar dias amenos e bonitos, com poucos turistas e os preços mais baixos.

Porém, são épocas em que o mar pode ficar de ressaca e deixar a água um pouco mais turva (continua linda e transparente, mas o tom de verde fica mais evidente).

Qual região ficar

Ilha Grande é composta por inúmeras vilas caiçaras e a vila “oficial”, Abraão.

É em Abraão onde o comercio, os passeios e as principais pousadas estão localizados. É em Abraão que as principais trilhas partem.

praia-do-abraao.jpg
Imagem da Internet AQUI.

Se você quer ficar na região central da ilha, ter acesso a restaurantes, hospedagens, comércio e fechar os passeios, é em Abraão que você deve ficar.

Porém, se você está viajando para Ilha Grande para acampar e ficar offline, existem inúmeras trilhas que dão em outras vilas. Você ficará completamente isolado do Brasil, mesmo!

Eu fiz isso uma vez. Fiz uma trilha de 7 horas até chegar na Parnaioca. Uma praia virada para o lado do mar aberto da Ilha, em que o acesso é só por trilha ou de barco, onde fiquei 4 dias incomunicáveis.

Outras vilas da ilha que você só tem acesso por trilha ou por barco** são:

  • Dois Rios
  • Aventureiro *
  • Saco do Céu
  • Guaxuma
  • Freguesia de Santana
  • Bananal
  • Matariz
  • Enseada do Sítio Forte

  • Araçatiba
  • Provetá

*A praia do Aventureiro faz parte de uma reserva ambiental, a Reserva Biológica da Praia do Sul. Para pernoitar na praia, precisa de autorização do IBAMA, que são expedidas pela TurisAngra, localizada na entrada da cidade de Angra dos Reis, Praia do Anil, Av. Ayrton Senna, 580. Telefones (24) 3367.7826 e 3369.7704.

É recomendado telefonar antes de viajar para Angra. Se você não tem autorização é melhor não arriscar.

**Se o seu destino for fora de Abraão e você não quer fazer por trilha, NÃO VÁ PARA ABRAÃO PARA TENTAR PEGAR UM BARCO. Não existe linha regular de navegação fazendo a ligação entre as principais comunidades da Ilha Grande. Será economicamente inviável o transporte de Abraão para outras comunidades.

Do porto de Angra dos Reis, veja como chegar nas outras localidades.

Ilha-Grande-Mapa.jpg
Imagem da Internet AQUI.

Como chegar na Vila do Abraão

O acesso para Ilha Grande é apenas por barco.

Na ilha não existem outros meios de transporte a não ser barcos. Uma vez na ilha, você vai a pé/trilha aos lugares ou vai de barco.

Porém, para chegar na ilha, mesmo que seja de barco, você tem opções, horários e preços diferenciados. O mesmo vale para deixar a ilha.

Os barcos partem de 3 cidades no continente e todos deixam no cais de Abraão, falando antes como o “oficial”: Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Angra dos Reis.

Como visto antes, Ilha Grande faz parte do município de Angra dos Reis, mas geograficamente, a vila de Abraão está mais próximo do município de Conceição de Jacareí, então a travessia é a mais rápida.

MANGARATIBA X ABRAÃO

O percurso é realizado por barcas da companhia CCR BARCAS e tem 23,5 km de distancia. O tempo de viagem é, em torno, de 1h20min a 1h40min.

Apenas um horário por dia, com a capacidade para 500 / 1000 passageiros.

2019-09-17

ANGRA DOS REIS X ABRAÃO

Existem dois jeitos de chegar em Ilha Grande partindo de Angra dos Reis: Barcas ou barcos rápidos.

O primeiro modo de atravessar  é realizado por barcas da companhia CCR BARCAS e tem 22 km de distancia. O tempo de viagem é de 1h10min a 1h30mim. Apenas um horário por dia com capacidade de 500 / 1000 passageiros.

2019-09-17 (1)

O segundo modo de atravessar é por barcos rápidos que partem da Estação Santa Luzia com vários horários por dia. O percurso tem, em torno de, 21 km de distancia e o tempo de viagem varia de 30min a 1h40min, dependendo da embarcação.

2019-09-17 (2)

CONCEIÇÃO DE JACAREÍ X ABRAÃO

Eu recomendo ir por Conceição de Jacareí. Além de ser a rota mais próxima da Vila do Abraão, tem mais disponibilidades de horários e um preço melhor, além de serem agências próprias que fazem a travessia.

Eu fiz pela Objetiva Tour, mas existem outras como Vila Nova Tour e outras.

O percurso tem 12 km de distancia, o tempo de viagem varia de 15 a 50 minutos, dependendo da embarcação.

2019-09-17-3.png


Se programe direitinho para a chegada e a saída da Ilha. Um dia de mar revolto pode ser um dia perdido.

Seguros Promo

Tem vídeo sobre o fundo do mar de Ilha Grande no Canal do YouTube:

E ai, já conhece o esse paraíso? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Procura por uma hospedagem? Pelo Booking você ganha R$ 50,00 de desconto clicando no Código promocional Booking.com

Quer mais descontos em mais promoções, CLIQUE AQUI.
Booking.com

Booking.com

Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s