12 Lugares para viajar pelo estado do Rio de Janeiro que vai além da Cidade do Rio

Esse post é para quem mora no Rio de Janeiro e quer saber onde viajar com pouco tempo e dinheiro. E, também, é para quem quer viajar para a cidade do Rio de Janeiro e dar uma esticadinha, conhecer novos locais.


Booking.com

 

O estado do Rio de Janeiro tem 92 municípios, e com certeza a grande maioria possuem atrativos turísticos de deixar qualquer um boquiaberto.

Afinal, não é apenas de Cristo Redentor que o Rio de Janeiro sobrevive. E vai muito além de praia, também.


Seguros Promo

Você sabia que no Rio de Janeiro existe um lugar que neva?

Sim! Neve em pleno estado do Rio de Janeiro, em uma zona tropical que é famosa pelas temperaturas acima dos 40° Célsius.

Afinal, “Rio quarenta graus…”.

Em poucas horas e quilômetros você sai da cidade grande com milhões de habitantes e pode estar em uma região de florestas densas, cachoeiras, trilhas e praias intocadas.

Isso tudo em um estado que tem, somando com o estado do Espírito Santo, aproximadamente, o tamanho de Portugal. E em 12 horas, aproximadamente, se vai do Sul ao Norte.

Quer conhecer mais do que a cidade do Rio de Janeiro? As cidades que estão abaixo são uma boa alternativa para uma esticadinha na sua viagem ou para uma viagem de curto prazo, como, por exemplo um feriado ou final de semana.

PETRÓPOLIS

caraíva (6 de 5)

A Cidade Imperial do Brasil. Guarda todos as mansões e palacetes da época monárquica e do início da República brasileira, um tempo em que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.

Charmosa e com ares de cidade do interior, conta com o friozinho da sua geografia. Está localizada na Serra do Estado.

Alem do ar bucólico, apesar de contar com mais de 100.000 habitantes. Também possui micro regiões que o turismo muda de forma. Passa do Histórico e cultural para o ecológico e de aventura. Possui inúmeras cachoeiras e pousadas em meio a natureza.

Junta frio, história, cachoeiras, ar puro, montanhas e romantismo e você tem um final de semana maravilhoso. Isso é Petrópolis!

Existem festas regionais no decorrer do ano, como a BeerFest que vale a pena conferir!

Eu falo sobre TUDO de Petrópolis AQUI.

ARRAIAL DO CABO

img_1648-e1550602970504.jpg

A princesinha da famosa região dos lagos para os cariocas, conhecida como Costa do Sol para os brasileiros.

Arraial do Cabo é conhecida como Caribe Brasileiro e eu posso provar!

Eu já viajei um bocado e definitivamente é a água mais transparente que eu já presenciei. E mais que o caribe, inclusive!

O contra? A temperatura da água é de doer os ossos. Porém, o fato de estar localizada na região que menos chove no estado ajuda a aguentar o gelo da água.

É linda e ainda é uma das regiões mais baratas. Em 3 dias você conhece TODAS as praias e faz o passeio de barco.

É uma região de descanso e banho de mar.

Não tem agito noturno, isso a gente deixa para as duas próximas cidades da lista.

Falo sobre Arraial do Cabo AQUI.

Tenho um vídeo sobre minhas última viagem para Arraial:

CABO FRIO

IMG_1992

A maior cidade da Região dos Lagos, ou Costa do Sol. Tem ares de cidade, com prédios e comércio.

Porém, tem praias paradisíacas e trilhas pouco frequentadas.

A ilha do Japonês é, provavelmente, o lugar mais famoso de Cabo Frio. E tem motivo, é paradisíaca.

Cabo Frio conta com uma rua só de roupas de banho e acessórios para a praia e vale muito a pena a visita.

Em 2 dias você aproveita e relaxa nas praias, restaurantes e comércios de Cabo Frio.

Eu falo sobre Cabo Frio AQUI.

Tenho vídeo mostrando minha estadia em Cabo Frio:

BÚZIOS

img_4381-e1553132384853.jpg

A cidade mais badalada e internacional da Região dos Lagos, ou Costa do Sol.

Búzios ficou famosa nos anos 60, por conta de Brigitte Bardot. Uma atriz francesa que deu seu ar da graça e toda sua ousadia pelas praias de Búzios, na época, apenas uma aldeia de pescadores.

Desde então é uma cidade internacional, com toda a estrutura turística e também belezas naturais. Suas prainhas (pois a grande maioria são bem pequenas) passam de 20 opções.

Depois do banho de mar, a noite é uma criança em Búzios.

A rua das pedras é o ponto mais frequentado para um jantar em algum restaurante boutique ou para uma noite inteira dentro de baladas.

Prepare-se para falar espanhol, porque a comunidade argentina é enorme nesse município.

Se ficar 3 dias em Búzios, você entra no clima e não quer mais sair. É apaixonante!

Eu falo sobre Búzios AQUI.

Tenho um vídeo sobre Búzios:

PARATY

IMG_5405

Paraty é uma joia histórica e ambiental no estado do Rio de Janeiro.

O final/início da estrada real que vai do Rio até Minas Gerais, tem um centro histórico completo e intocado, do século XVII e XVIII, completamente tombado pelo IPHAN. Impostante porto de exportação do ouro na época colonial, tem seus casarios e ruas ainda da época.

Até ai o turismo já valeria, não é? MAAAAAS, Paraty conta com inúmeras praias com cara de virgens, cachoeiras e alambiques que produzem cachaça de primeira qualidade, inclusive, premiadas.

Isso tudo no sul do estado, na fronteira com o estado de São Paulo. O que faz ser um ótimo destino tanto para cariocas, como para paulistanos.

ILHA GRANDE

IMG_20170909_135211_928

Ilha Grande pode ser definida em uma palavra: PARAÍSO!

Eu não consigo pensar em lugar melhor para passar uns dias e esquecer seu nome, da onde veio, o que faz da vida… A vontade é de se mudar e viver como caiçara.

A ilha não tem trasporte motorizado. Você chega por parco saindo de Mangaratiba, Angra dos Reis ou Conceição de Jacaraí.

É a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e tem como sede a Vila do Abraão. A vila é a parte estruturada da ilha, com pousadas, hostels, posto de saúde, comércios e agências turísticas. Mas existem outras comunidades no entorno da ilha, bem menores.

Ilha Grande tem tantos atrativos que eu, que já fui algumas vezes, não conheço nem metade.

Você pode ficar na Vila do Abraão nas outras vilas, cada uma com sua praia própria e um rio desaguando, trilhas e mais trilhas, com cachoeiras e praias desérticas.

Existem trilhas de todos os gostos, incluindo dias.

Existem opções de campings bem reservados, em praias paradisíacas e desérticas, que só por trilha chega-se, sem sinal de celular e comunicação.

A vida marinha é bastante abundante. Você vê tartarugas, arraias, peixes diversos, crustáceos e até golfinhos facilmente. A vida terrestre também não deixa a desejar, são macacos, pássaros, insetos, aracnídeos e até cobras.

Eu mostro um pouco da vida marinha de Ilha Grande nesse vídeo:

SAQUAREMA

IMG_6569.JPG

Saquarema é conhecida como a capital do surfe do Brasil. Existe até uma prova do WSL em Saquarema, em que os melhores surfistas do mundo, competem em suas ondas.

Se o mar é para surfista, o canal é para banhistas. Águas claras, areia quentinha e paisagem típica da região dos lagos. Saquarema é ideal para um final de semana de descanso perto do mar.

Sua igreja do século XVII, fica em cima de uma colina e proporciona uma vista de tirar o fôlego da cidade.

ITATIAIA

bb1fe73d-a6b1-4aec-be00-ef4c952ae582.jpeg
Imagem da Internet AQUI.

Sabia que existe neve no Rio de Janeiro?

Você pode pegar temperaturas negativas e neve no Pico das Agulhas Negras, que fica no município de Itatiaia.

A região é conhecida pelas suas montanhas, cachoeiras, trilhas e escaladas. O parque nacional com sede no município, foi o primeiro do Brasil. Criado pelo, então presidente, Getúlio Vargas.

Além do turismo de aventura, você pode ter uma imersão na cultura finlandesa com Penedo.

Penedo é um bairro e parque ecológico do município de Itatiaia. É a principal colônia finlandesa do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.

VISCONDE DE MAUÁ

DCIM101GOPROGOPR3018.

Se você gosta de friozinho e cachoeiras, Visconde de Mauá é perfeito para você.

O paraíso fica em uma tríplice fronteira, entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Então você não sabe onde fica cada cachoeira, mas a cidade fica no Rio mesmo.

Além do banho, você aproveita o friozinho das montanhas em pousadas aconchegantes e charmosas, come trutas e fondue perto de lareiras. Parece romântico?

São tantas cachoeiras e trilhas, que você vai sair sabendo que é impossível conhecer tudo. Afinal, algumas não são conhecidas mesmo, porque ficam dentro de propriedades particulares.

SANA

caraíva (2 de 1)

Um arraial escondido e bem alternativo na serra de Macaé. Sana é uma cidade que você pena para chegar e não quer sair nunca mais!

Um lugar ideal para desconectar de tudo e todos, já que apenas uma operadora pega e muito mal, por sinal.

Tem dezenas de cachoeiras e um arraial com população alternativa. As noites são feitas dos bares que tocam forró e rock, servem cachaça da boa e emana paz.

A pedida é aproveitar muito suas águas e o seu céu!

Falo tudo sobre o Sana AQUI.

Tenho um vídeo mostrando minha passagem pelo Sana:

ALDEIA VELHA

cachoeira
Imagem da Internet AQUI.

Uma pequena vila do município de Silva Jardim que é cercada pela natureza, montanhas e cachoeiras. Lembra o Sana, que junto com Lumiar, faz o trio de vilas alternativas no estado do Rio de Janeiro.

A melhor época para visitar Aldeia Velha é durante o festival Aldeia Rock Festival, com shows diários de artistas durante a semana santa, em abril.

LUMIAR

2360088622_0e398c7dd0_o1
Imagem da Internet AQUI.

Lumiar é a última vila alternativa das três vilas no Rio de Janeiro. É onde nasce o rio Macaé e contem inúmeras cachoeiras intocadas.

As cachoeiras e trilhas são imperdíveis: o Encontro dos Rios Macaé e Bonito; o Poço do Alemão; a Pedra Riscada, melhor caminhada da região, a 1.348m de altitude; o Poço Verde, de águas transparentes, numa clareira circundada por densa vegetação; a Toca da Onça, uma enorme piscina natural de aproximadamente 6 metros de profundidade; a Cachoeira Branca, cercada pela mata atlântica, com muitos poços para mergulhos; a Cachoeira da Boa Vista (Indiana Jones), cânion estreito com pedras formando um escorrega natural; outras cachoeiras, como o Poço Belo e São José.


Eu sei que é muito difícil definir 12 lugares apenas. Com certeza o estado do Rio tem muito mais para oferecer. Conhece mais algum? Tem uma joia do estado do Rio que não está na lista? Vamos aumentar, sempre!
Comente aqui sua opinião!

Procura por uma hospedagem? Pelo Booking você ganha R$ 50,00 de desconto clicando no Código promocional Booking.com

Quer mais descontos em mais promoções, CLIQUE AQUI.


Booking.com

 

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s