Armação de Búzios – Praias

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, é um município do Estado do Rio de Janeiro que faz parte da chamada Região dos Lagos. E, desde 2011, faz parte, com outros municípios da região, do Parque Estadual da Costa do Sol.

DCIM100GOPROGOPR0336.
Praia de Geribá

Como toda a região, é repleta de trilhas e praias paradisíacas e uma história milenar.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, é um lugar visitado por turistas do mundo inteiro, que procuram suas belezas naturais e sua agitada vida noturna.

Há tantas praias em Búzios, que pode ser difícil colocar todas aqui nesse post. Porém, colocarei as principais e algumas menos conhecidas.

Se você não tiver com carro, nas praias da Armação (Centro) e dos Ossos existe Barcos Táxis que levam para praticamente todas as praias, já os preços variam.

As Praias de Armação de Búzios

  • Geribá

É, sem sombras de dúvidas, a praia mais famosa do município, e, por isso, é a mais frequentada também.


Booking.com

 

DCIM100GOPROGOPR0316.
Caminho para a praia de Geribá. Todas as vielas que levam para a praia são bastante grafitadas e pichadas.

Com areia fina, branca, com uma boa extensão de, aproximadamente, 2 km e mar agitado, é ótima para esportes aquáticos e para uma caminhada. No entorno, entretanto, possui boates e bares famosos e frequentados por jovens.

O mar é gelado e varia do azul turquesa ao verde esmeralda, dependendo da época do ano e as condições do tempo.

IMG_4381

É uma das primeiras praias que podem ser acessadas para quem chega em Búzios, mas é distante do centro.

Búzios tem um sistema de vans, com um preço super acessível, que leva do centro para Geribá e de Geribá para o centro.

  • Tartaruga

O acesso é feito por uma estrada de terra a partir da rua principal de Búzios – Av. José Bento Ribeiro Dantas -, pouco antes do trevo da Ferradura.

132166612-G
Imagem da Internet AQUI.

A praia tem águas calmas e, geralmente, as mais quentes da região, uma vez que não recebe as correntes frias da Antártica. Aproveite para mergulhar de máscara e snorkel nos costões no canto direito.

(Fonte: Búzios Online)

  • Canto e Centro (Praia da Armação)

Fazem parte de uma mesma extensão de praia, a diferença é que a praia do Centro, fica no alvoroço da Rua das Pedras e pousadas de Búzios. Ou seja, é a parte menos banhável de Búzios, pela quantidade de barcos e pessoas transitando. Mas isso não tira a beleza dela.

C397BB16-426F-42C1-9E2F-06FA5D89C974
“Divisa” entre praia do Canto e Centro

Aliás, é em sua orla que você encontra a estátua da Brigitte Bardot, a escultura Pescadores e a estátua de JK, ex presidente do Brasil.

IMG_4666
Praia do Centro

É badalada e cheia de lojas caras, boates internacionais e bares que lotam todos os dias a noite.

A praia do Canto é a parte da praia “voltando” para a entrada de Búzios, menos frequentada e com muitas pousadas e casas que dão direto para ela.

  • Ossos

É uma praia com uma história por trás e que remete ao nome do município.

Tem esse nome, porque na praia anterior, hoje Centro, mas que se chama Armação (mesmo nome do município), era onde os pescadores colocavam as armadilhas para baleias e, depois de capturadas, eram desossadas na vizinha, a praia dos Ossos.

697179427-G
Imagem da Internet AQUI.

Repleta de barquinhos de pesca, orla arborizada e charmosas casas de pescadores reformadas, a praia tem visual de cartão-postal.

IMG_4696

Pode-se aproveitar a tarde, jogar um futevôlei e aproveitar a vista.

  • Azeda e Azedinha

A partir da praia dos Ossos, subindo uma ladeira de paralelepípedos, você encontra uma escadaria, famosa, e parecida com a da Prainha do Pontal do Atalaia. Descendo essa escadaria, você encontra uma praia de águas cristalinas, calmas e de extensão pequena; Você encontra a praia azeda.

IMG_4695

A praia possui um casario secular que completa a paisagem.

560439189-G
Imagem da Internet AQUI.

As águas dessa praia não são tão geladas como estamos acostumados na Região dos Lagos. Búzios possui praias de águas geladas e outras com uma temperatura “acessível”.


Booking.com

 

No canto direito, um caminho curto e fácil perto das pedras leva à praia da Azedinha. A praia é tão pequena que pode ser percorrida em menos de 50 passos. Tem a mesma fórmula da Azeda. Porém, dependendo da maré, nas pedras, podem se formar piscininhas naturais com peixinhos e outros animais. As crianças adoram.

082626437-G
Imagem da Internet AQUI.

São contornadas por paredões rochosos e de vegetação típica da região. Para não degradar a praia, que é pequena, são áreas de preservação, não sendo permitido quiosques e restaurantes. Possui apenas isopores e barcos improvisados que servem bebidas e alugam cadeiras.

IMG_6160
Praia Azeda

No verão e nos feriados a dica é chegar cedo – à tarde o movimento é grande e fica difícil conseguir lugar na pequena faixa de areia.

  • João Fernandes e João Fernandinho

A praia de João Fernandes só perde para Geribá, em animação e pousadas. É cheíssima de bares e pousadas e a música rola souta o dia inteiro.

918155683-G
João Fernandes – Imagem da Internet AQUI.

É uma praia para quem quer diversão e agito.

537328234-G
João Fernandinho – Imagem da Internet AQUI.

Se você procura mais sossego, vá a praia de João Fernandinho, acessível pelo canto direito da praia de João Fernandes pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro. Ela é pequena e sossegada, a praia de águas calmas e cristalinas com costões ótimos para a pratica de Snorkeling.

  • Ferradura

A enseada de águas calmas e frias é uma das preferidas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos. Além da tranquilidade, a praia oferece barracas no canto esquerdo, que oferecem cadeiras e guarda-sóis, além de petiscos e bebidas.

764705120-G
Praia da Ferradura – Imagem da Internet AQUI.

Já o canto direito é mais tranquilo e contornado por mansões à beira-mar. Caminhando nessa direção, chega-se a uma pequena praia após as pedras.

(Fonte: Búzios Online)

  • Ferradurinha

Cercada por montanhas e costões, a praia é uma belíssima enseada de águas calmas – ora verdes, ora azuis – e areias finas e brancas.

661357465-G
Praia da Ferradurinha – Imagem da Internet AQUI.

O acesso é por um caminho fácil, a partir do canto esquerdo da praia de Geribá e percorrido em cinco minutos de caminhada.

(Fonte: Búzios Online)

  • Amores

Pequena, selvagem e com mar calmo, é indicada para quem busca um cenário quase deserto. Sem infraestrutura, é acessível pelo costão esquerdo da praia do Canto. Uma trilha leva a um mirante que descortina as praias dos Amores e da Armação.

631667900-G
Praia dos Amores – Imagem da Internet AQUI.

(Fonte: Búzios Online)

  • Foca

Próxima à praia do Forno, a praia da Foca tem pequena faixa de areia e muitas rochas, além de beleza e privacidade de sobra.

23DE9B90-E0C7-4DEF-AFC1-34E49FEA55B6

O acesso é por trilha não sinalizada, partindo do estacionamento.

676045858-G
Praia da Foca – Imagem da Internet AQUI.

Evite ir sozinho ou em dias de pouco movimento, muitos moradores me sinalizaram sobre o aumento do número de roubos a turistas nessa região e nas trilhas.

  • Forno

A praia do Forno é uma pequena enseada com areias grossas em tons avermelhados e águas muito claras. Tem esse nome, porque fica em uma pequena baía e, por isso, suas águas são menos geladas, apesar de estar virada para o lado mais gelado de Búzios.

IMG_6186

O acesso é por uma estrada a partir do Centro, na Estrada Nova da Usina.

695930051-G.jpg
Praia do Forno – Imagem da Internet AQUI.

Na época que eu fui, ela estava bem suja. O tempo estava ruim e a praia estava poluída.


Essas são as praias de Armação de Búzios. Como são mais de 20, muitas ficaram para outro post e as trilhas também.

Organize-se bem, assim poderá curtir cada uma e perceber o que elas oferecem. E use muito filtro solar, ninguém quer acabar com queimadura nesse paraíso.

E ai? Partiu Búzios?

Tem vídeo da minha viagem por Búzios no Canal Só sei Viajar no YouTube. Assista aqui:

Tem alguma dica? Dúvida? Deixem nos comentários!


Procura por uma hospedagem? Pelo Booking você ganha R$ 50,00 de desconto clicando no Código promocional Booking.com

Quer mais descontos em mais promoções, CLIQUE AQUI.

Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s