Cabo Frio – Praias

Cabo Frio é um município do Estado do Rio de Janeiro que faz parte da chamada Região dos Lagos. E, desde 2011, faz parte, com outros municípios da região, do Parque Estadual da Costa do Sol.

GPTempDownload (1)
Ilha do Japonês

Conhecido como uma das principais regiões de veraneio e férias dos fluminenses, por suas praias, canais e lagoas. Cabo Frio é, também, um lugar bastante antigo e importante para a História do Brasil.

Sambaquis encontrados na região, sugere uma ocupação humana de mais de 6000 anos. Em 1503, a terceira expedição naval portuguesa para reconhecimento do litoral brasileiro, sofreu um naufrágio em Fernando de Noronha e a frota remanescente se dispersou. Dois navios, sob o comando de Américo Vespúcio, seguiram viagem até a Bahia e depois até Cabo Frio.

Por entre os séculos, Cabo Frio teve ocupação portuguesa, francesa, espanhola e até holandesa.

Porém, o que faz essa região mundialmente famosa são as belezas naturais de suas praias.

Afinal, essa região do Rio tem também Búzios e Arraial do Cabo, um ao lado do outro, competindo em beleza de praias e hospitalidade.

As praias de Cabo Frio

Cabo Frio é um município relativamente grande e com diversos distritos, além da sede que leva o mesmo nome, como Unamar, Tamoios, Aquários e etc…

Então, aqui nesse post, eu vou colocar as praias de Cabo Frio, a sede. Algumas praias são tão selvagens que o acesso só pode ser com guia credenciado e, possivelmente, uma ou outra ficou de fora, por não ser conhecida. Com esse guia de praias, fica fácil escolher as que você irá se deliciar.

Praia do Forte

É a principal praia de Cabo Frio e também a de maior extensão. Todo o agito e o centro principal está lá. É lá perto, no bairro da Passagem, que Cabo Frio foi instalado como vila, e na ponta extrema esquerda, antes da barra do canal, localiza-se o Forte São Mateus.

Praia do Forte ao pôr do sol
Praia do Forte

Como todas as praias dessa região, a temperatura da água é baixa e tem um tom azul claro inacreditável. Conta com areia branquinha e bem fina, e quanto mais próximo do forte, menos ondas.

20141229_100053_1
Praia do Forte – imagem da Internet G1

A extensão de areia é longa e conta com algumas dunas. Sua extensão se divide em duas praias, a do Forte e a do Foguete, que iremos falar logo mais.

2015-781537799-2015010951564.jpg_20150109
Praia do Forte – Imagem da Intenet O Globo

Sua orla é uma das mais bonitas da região dos lagos, com quiosques e praças com chafarizes e estátuas. São ótimos para um final de tarde, assistir um pôr do sol de cair o queixo e curtir a noite. Sempre tem música ao vivo e movimento.

Praia do Foguete

A praia do Foguete é a continuação da praia do Forte e acaba quando chega ao município de Arraial do Cabo.

praia-do-foguete-1.png
Praia do Foguete – Imagens da Internet AQUI

Tem as mesmas belezas físicas da praia do Forte, porém as ondas costumam ser o atrativo dessa praia. Muitos surfistas da Região dos Lagos, escolhem, além de Saquarema, a praia do Foguete para surfar.

Além desse diferencial, a praia não conta com a vida agitada da sua vizinha. Estando, assim, quase sempre desértica.

Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês não é uma praia, mas sim uma ilha inteira.

img_1992.jpg

Fica bem na barra do canal de Cabo Frio e na maré baixa é possível atravessar da lagoa até um dos lados a pé. Também há travessia por barquinhos, nas duas pontas do canal. Uma próximo a entrada do Parque Estadual da Costa do Sol e do estacionamento para a Ilha do Japonês. E outra no bairro da Passagem.

A tarifa ida e volta (2018) é de R$ 15,00.

DCIM101GOPROG0811166.

Com águas calmas e claras, é um lugar ótimo para descansar e aproveitar com a família inteira. As crianças se divertem livremente.

IMG_1990

Leve lanches, na ilha não há nenhum serviço além do que a natureza proporciona. E não esqueça seu lixo na ilha, não toque nos animais e aproveite.

Praia Brava

A praia Brava é uma pequena praia que se tem acesso por trilha depois da ponte e em direção ao mar próximo ao canal. Ou seja, ela é do outro lado do canal, onde há a praia do Peró e das Conchas. Porém, ela é uma das primeiras após a barra do canal.

IMG_0754
Localização da Praia Brava

Como diz o nome, a praia não é boa para entrar. Até para o surfe ela não é excelente. Porém, ela é de uma beleza surreal!

IMG_1842

Eu conheci essa praia com a BioTrilhas, com guias credenciados, preços bons e atuando em Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Conheci essa praia na trilha 3 praias + Caverna dos Escravos:

-Praia Brava

-Praia da Fenda

-Caverna dos Escravos

-Praia Fofa

IMG_1852

Praia da Fenda

Percorrendo, com muito cuidado, o costão beirando o mar, do lado esquerdo da praia Brava, você chega em uma praia com uma fenda gigantesca e uma gruta parecida com a gruta do amor, em Arraial do Cabo.

IMG_0755

Também fiz esse passeio no trilha 3 praias + Caverna dos Escravos, que expliquei anteriormente.

b865be4c-c786-47a7-bfa5-6aae67094830

Ela também tem mar forte e no dia que eu fui, estava puxando demais. Não entrei, infelizmente.

IMG_1915

Mas não ficou por isso não, o mar se encarregou de chegar até onde eu estava e me dar um banho.

bcbe90f7-feb8-454c-bbed-bdc159024eed
A fenda

Na realidade, eu desconheço o nome dessa praia. O Lucas, que foi meu guia da trilha, chamou de Praia da Fenda e disse que ele que colocou esse nome. E esse nome será, então…

Praia Fofa

A próxima praia, após a praia da Fenda, é a Fofa. Mas não dá para pular as pedras e uma para outra, tendo acesso somente por trilha dentro da mata.

IMG_0756

Essa praia de fofa não tem nada. Fui honesta. Ela é cheia de pedras e fica complicado andar sem tropeçar.

Mas seguindo a receita de bolo: mar violento e vista maravilhosa.

IMG_1874

Praia do Peró

A praia do Peró é uma das mais conhecidas em Cabo Frio. Também é uma com uma grande extensão, mas dessa vez apontando para Búzios.

pero-cabo-frio
Praia do Peró – Imagem da Internet AQUI.

O mar é com onda, mas não são grandes. Tem toda uma estrutura com quiosques e vendedores para o proveito do banho de mar e de sol.

Praia da Concha

A praia da Concha é um praia antes da praia do Peró, que pode ser acessada tanto caminhando beira mar pelo Peró ou por trilha.

2013-661639102-2013110730677.jpg_20131107
Praia das Conchas – Imagem da Internet AQUI.

Ela tem esse nome pelo seu formato ser de uma concha. O formato, também, faz dela uma praia sem onda e rasa.

A estrutura é ótima, com vários restaurantes beira mar.

Praia das Conchas - Cabo Frio - por Ronaldo Leonardo
Praia das Conchas – Imagem da Internet AQUI.

Essas são as praias de Cabo Frio. Organize-se bem, assim poderá curtir cada uma e perceber o que elas oferecem. E use muito filtro solar, ninguém quer acabar com queimadura nesse paraíso.

E ai? Partiu Cabo Frio?

Tem vídeo da minha viagem por Cabo Frio no Canal Só sei Viajar no YouTube. Assista aqui:

Tem alguma dica? Dúvida? Deixem nos comentários!

Procura por uma hospedagem? Pelo Booking você ganha R$ 50,00 de desconto clicando no Código promocional Booking.com

Quer mais descontos em mais promoções, CLIQUE AQUI.

Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s