Petrópolis -Catedral São Pedro de Alcântara

O estado do Rio de Janeiro é cheio de cidades turísticas e históricas, porque teve uma grande concentração de acontecimentos importantíssimos para a história do Brasil. Sua capital, a cidade do Rio, foi capital da colônia, do Império e até 1960, quando Juscelino Kubitschek tornou Brasilia a capital do país.

E falando dos tempo monárquicos do Brasil, uma outra cidade, também no estado, foi consagrada como cidade de veraneio da família real e toda a corte, grandes burgueses e intelectuais da época.

caraíva (4 de 5)-2
Catedral São Pedro de Alcântara

Com uma distância de, aproximadamente, 68 km do Rio de Janeiro e em uma serra que traz um clima ameno, em comparação ao calor tropical da capital, Petrópolis logo ganhou o carinho dos ricos e nobres brasileiros, na época imperial e na época republicana.

caraíva (3 de 5)-2
Catedral São Pedro de Alcântara

Originalmente, a Igreja Matriz de Petrópolis era um modesto edifício localizado em frente ao Palácio Imperial, mas a construção de uma nova Matriz já estava prevista, no lugar atual, no plano de urbanização de Petrópolis, datado de 1843.

Em 1920 foi anulado o decreto que bania a Família Imperial do Brasil, e já em 1921 os restos de D. Pedro II e D. Tereza Cristina foram trazidos. Só em 1939 eles foram trazidos para a Catedral de Petrópolis. Em 1971 também foram sepultados no mausoléu a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu.

caraíva (5 de 5)-2
Mausoléu da família imperial
Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s