Arraial do Sana: As cachoeiras do Sana

Sinônimo do Sana é cachoeira, não tem como negar. E estou aqui para te ajudar, e também para contar juntinho contigo quantas cachoeiras existem no Sana.

caraíva (2 de 1)-2
Arraial do Sana

Na verdade, não sei quantas cachoeiras existem no Sana, mas aqui vou mostrar quantas cachoeiras eu fui no Sana e merecem ser visitadas.

Os rios que passam pelo Arraial do Sana são o rio Sana, que deságua no rio Macaé. Dentre esses rios, inúmeros córregos também deságuam. E são nesses lugares que muitas cachoeiras, umas públicas e outras particulares, umas turísticas e outras pouco conhecidas, formam-se.

  • Sítio Bambu

É a área particular que começa no final da rua das Cachoeiras no Sana, e logo após a A.P.A. Cobra-se a entrada de R$ 10,00 para visitar todas as cachoeiras, que são muitas!

O parque funciona das 08:00 até as 17:00, na trilha do escorrega. E das 08:00 as 16:00 na trilha dos circuitos da cachoeiras.

Escorrega

A Cachoeira do Escorrega é a preferida pelas crianças, adultos, idosos, ou seja, todos que gostam de sair mergulhando e escorregando na queda d’água. O “escorregador” não é muito grande, e o poço não é muito fundo, o que faz com que a brincadeira não seja muito radical.

sanaericaferreira2.jpg
Cachoeira do Escorrega – Imagem tirada DAQUI

É a cachoeira mais famosa do Sana, sempre fica cheia.

Eu deixei ela por último e, infelizmente, a chuva caiu e impediu que eu concluísse todas as cachoeiras do parque. Ela é a mais próxima da entrada do sítio, por isso deixei por último.

Sete Quedas

caraíva (2 de 1)-3
Cachoeira Sete Quedas

Eu considero a cachoeira Sete Quedas como a mais bonita do Sana. Ela tem vários poços na sua parte de cima.

A cachoeira é a última do circuito. Para aproveitar todas as atrações, recomento fazer toda a trilha e começar por ela. Foi o que eu fiz.

Nada como aproveitar os poços que se formam na parte de cima da cachoeira ou relazar na hidromassagem sentado em uma das suas quedas.

Pai

sana_dicas-800x437
Cachoeira do Pai – Imagem retirada DAQUI.

A próxima cachoeira, descendo a trilha, é a cachoeira do Pai. Que na realidade é um poço que você pula e tem uma corda e uma boia, dentro dela, para conseguir sair do poço. A cachoeira do Pai, quando eu fui, não estava aberta para banho, por conta das chuvas, que aumentaram o volume das águas e da correnteza. Existe uma passagem para a cachoeira do Filho (o único acesso é por essa passagem), mas é perigosa e não é recomendado para crianças ou pessoas sem experiencia com correntezas.

Mãe

caraíva (2 de 1)-4
Cachoeira da Mãe

A cachoeira da Mãe é também uma cachoeira com poço profundo, que, também, dá para pular de 12 metros. Porém, termina em uma prainha, e quem não quer tanta adrenalina, fica por lá. Para chegar precisa descer uma pedra, que conta com salva-vidas e uma corda de apoio. Algumas partes podem estar escorregadias.

Estava sendo frequentada por adultos e crianças quando eu visitei.

Poço da Gruta

Quando chegamos para apreciar o poço, que fica depois da cachoeira do Escorrega, a chuva começou a cair.

gruta_sana
Poço da Gruta – Imagem retirada DAQUI.

Porém, o poço é bem raso e fica próximo de uma gruta linda.

Poço das borboletas

O Poço das Cachoeiras também fica depois da cachoeira do Escorrega, e muito perto do Poço da Gruta. Não tem exatamente uma queda D’água, e o poço, além de muito bonito, não é fundo, não podendo ser nadado.

DSC_4002.JPG
Poço das Borboletas? A borboleta mesmo.
  • Cachoeira da Fervedeira

caraíva (2 de 1)-5
Cachoeira da Fervedeira

É a única cachoeira do rio Sana, e fica em uma propriedade privada, mas a trilha fica na beirada da estrada Frade Sana. Na estrada tem uma marcação indicando a entrada para a trilha, que dura nem 10 minutos, para a cachoeira.

caraíva (4 de 2)
Cachoeira da Fervedeira

Se quer ter uma cachoeira para escorregar, ela também tem um escorregador. Porém, um pouco menor que a cachoeira do Escorrega e a correnteza é mais forte, mas não chega a ser perigosa.

Se você quiser saber como chegar no Sana, clique AQUI.

Se você quiser o roteiro da minha estadia no Sana, clique AQUI.

Vídeo no YouTube sobre minha viagem ao Sana:

Já visitou outras cachoeiras no Sana? Tem uma opinião diferente? Comente aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s