A Igreja de Nossa Senhora da Candelária

Quem anda pelo centro do Rio de Janeiro, com certeza, já viu uma construção imponente, religiosa, centralizada na frente da Baía de Guanabara e no final de uma das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro, a Presidente Vargas.

É a Igreja Nossa Senhora da Candelária!

Fachada da Igreja Nossa Senhora da Candelária

É uma das igrejas mais conhecidas no Rio de Janeiro (se casar nela é o sonho de muitas pessoas), e talvez, uma das mais conhecidas do Brasil.

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária tem um grande fluxo de  turistas todos os dias,  e, localizada no centro do Rio, também fica próximo a grandes pontos de interesse cultural da cidade. Ou seja, dá para visita-la e também visitar vários outros pontos turísticos!

Começou como uma capela simples em 1609, porém, na segunda metade do século XVIII ganhou uma grande reforma, e adquiriu o formato que tem hoje. O formato de Cruz Latina.

img_5380
Igreja Nossa Senhora da Candelária

Depois de muitas reformas no decorrer dos anos do século XIX, ela adquiriu 3 naves, um teto completamente decorado com pinturas e uma cúpula central.

Teto da Igreja da Nossa Senhora da Candelária

Houve, no decorrer de sua história, episódios tristes. Os mais recente, foi a Chacina da Candelária. Um massacre a moradores de rua, oito jovens (sete menores de idade), feito por policiais militares, em 1993.

A Candelária é, também, um espaço histórico político. Muitas das manifestações do século XX e XXI aconteceram e acontecem no entorno da Candelária.

Igreja Nossa Senhora da Candelária
Igreja Nossa Senhora da Candelária

Não é cobrado nada para visitar e recomendo no mínimo 20 minutos para admirar todos os estilos arquitetônicos, desde barroco à neoclássico.

É imperdível em uma visita ao centro do Rio!

Igreja Nossa Senhora da Candelária
Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s