Meu primeiro Mochilão – Chegando no Umbigo do Mundo

Depois de me sentir uma princesa no ônibus indo para Cusco, enfim, cheguei no umbigo do mundo. Por volta de 6 horas da manhã eu já estava no meio da Plaza de Armas de Cusco em busca de um café, para comer algo e usar Wi-Fi.

Plaza de Armas de Cusco

Cusco (em espanhol Cuzco ou Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu, que significa umbigo “do mundo, daí o nome do post) está situada a 3300 metros de altitude e tem uma população de 300 mil habitantes.

Era a capital do Império de Tahuantinsuyu, popularmente conhecido como Império Inca. Depois do fim do império a maioria dos edifícios incas foi destruída a mando do governo espanhol, com apoio de igrejas cristãs.

A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, são justapostos edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.

O café que estava aberto era o Starbucks, que fica na Plaza de Armas mesmo. Não é o café mais barato, mas era o aberto e conhecido.

Comprei o café que sempre compro no Starbucks (Doce de leita Latte) e um bolo. Fiquei esperando a hora que as agências de viagens abrem, que já iria garantir a ida a MachuPicchu no dia seguinte e o tour do Valle de los Incas dali a dois dias.

Starbucks de Cusco
Starbucks na Plaza de Armas

Quando deu, aproximadamente, 08:30 da manhã, saímos do café e fomos até Libreria del Ministerio de Cultura (Calle Casa Garcilaso, perto da Plaza Regocijo), para comprar o ingresso de MachuPicchu.

Eu tinha reservado no nesse site aqui, mas não precisei usar a reserva, tinha no dia que eu queria ir. Paguei 77 soles pelo ingresso de Machu Picchu, isso porque é meia entrada, porque foi aceito minha carteirinha de estudante da UFF, mas já vi relatos de pessoas que não conseguiram a meia entrada.

Saindo de lá, queria comprar o Boleto Turístico del Cusco. Para adquirir esse ingresso, você vai até a Avenida Sol, na Direccion Desconcentrada de Cultura de Cusco.

Boleto Turístico Geral

O boleto Turístico Geral custa 154 soles (70 soles meia entrada), é válido por 10 dias e é nominal. Nele, você pode visitar todos os locais arqueológicos da região e cidade de Cusco, menos MachuPicchu (lembrando que para ir aos locais distantes e fora da cidade você acaba pagando o passeio da agencia, além do boleto).

Já o boleto Turístico Parcial custa 70 soles e não tem direito a meia entrada. É válido por 2 dias consecutivos, tem três tipos de boletos/circuitos, que são:

Circuito 1: City Tour

Na verdade uma visita aos sítios arqueológicos que ficam no entorno da cidade de Cusco ( Saqsayhuamán, Q’enko, Puka Pukara e Tambomachay).

Circuito 2: Museus

(Museo Municipal de Arte Cotemporáneo, Museo Histórico Regional, Museo de Arte Popular, Museo de Sitio del Qoricancha, Centro Qosqo de Arte Nativo, Monumento ao Inka Pachaquteq, Pikillacta e Tipón).

Circuito 3: Valle Sagrado de los Incas

Permite visitar 4 sítios arqueológicos no Valle Sagrado de los Incas (Ollantaytambo, Moray, Pisac e Chinchero).

Eu comprei o bilhete turístico total, porque eu consegui comprar também pela meia entrada. Mesmo que só fosse usar 2 dias, não seria consecutivos, e também iria visitar mais que apenas o Valle Sagrado.

Comprado o boleto, precisava ver uma agencia para fechar os passeios.

Primeiro:

Eu tinha que fechar a trilha pela Hidrelétrica, para MachuPicchu para o dia seguinte.

Faço um relato sobre como ir para MachuPicchu pela hidrelétrica Aqui. E explico como chegar em MachuPicchu Aqui.

Segundo:

Queria fechar o tour pelo Valle Sagrado no outro dia da volta de MachuPicchu.

Faço o relato sobre o Valle encantado de los Incas Aqui.

Terceiro:

No mesmo dia do Valle Sagrado, iria pegar um ônibus para Copacabana, na Bolívia. Meu penúltimo destino do Mochilão.

Na própria Avenida Sol, fui abordada por um homem que oferecia os passeios por um preço bom (outros que me abordaram, eu achava caríssimo, principalmente na Plaza de Armas).

Agencia Tarawasi
Agencia Tarawasi (todas as informações)

A agencia foi a Tarawasi, que fica em uma galeria na Avenida Sol, no terceiro piso.

Fechamos todos os passeios:

Para MachuPicchu pela Hidrelétrica, já com uma diária no hotel em Aguas Calientes por 65 soles + 25 soles do hotel.

O passeio pelo Valle Sagrado com almoço incluído por 40 soles.

E o ônibus para Copacabana também por 40 soles.

Voltamos para a Plaza para almoçar, por 25 soles com bebidas. Feito isso, pegamos um táxi na Avenida para o nosso hostel, que foi mais uma vez o Wild Rover. Minha amiga iria para o Brasil e só deu tempo de ficar um pouco no Wi-Fi, agora seríamos apenas duas.

Depois que ela pegou o táxi para o Aeroporto, fomos nos arrumar para sair, dessa vez para conhecer a cidade.

Catedral de Cusco

Combinei com o italiano que a gente conheceu no ônibus, e estava em Cusco, e estava nos devendo um café. Mas iríamos para os museus da cidade.

Demorou e parecia que a gente ia se desencontrar, mas a gente se achou e fomos para o Museu Histórico Regional.

Museu Histórico Regional

Esse museu conta a história da região de Cusco, desde as etnias pré colombianas anteriores aos Incas, até a independência do Peru.

O acervo é muito completo. Achei indispensável para entender a cidade atualmente.

Já anoitecendo, fomos para a o Templo del Sol, que é conhecido pelo Museo de Sitio de Qorikancha.

Museo de Sitio de Qorikancha

O museu é pequeno, mas tem todo um acervo inca, incluindo múmias.

Depois que saímos do museu, fomos para o hostel. Amanhã acordaria cedo para a trilha para MachuPicchu.

Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.