Meu primeiro Mochilão – A trilha para MachuPicchu

O dia ainda nem tinha clareado e a van já estava na porta do hostel para nos buscar. Eram, aproximadamente, umas 7 horas até a hidrelétrica.

O caminho começa tranquilo pelo Valle de los Incas, passamos por algumas ruínas na estrada, porém não paramos.

A estrada é tranquila e todos vão dormindo. Temos uma parada para o café da manhã, com pão, manteiga, geleia, café solúvel, chá de coca e suco de laranja.

Depois que tomamos o café, entramos de novo na van e são mais horas intermináveis. Dessa vez em uma estrada super estreita, com rios cruzando o asfalto, cachoeira de um lado, ribanceira do outro, e a van não respeitando nem limite de velocidade, nem pista.

Aproximadamente às 13 horas chegamos no local onde todas as van que fazem esse trajeto param. O guia nos leva até outro guia e ele nos explica o caminho, o que pode e não pode e nos leva até um restaurante, com entrada, prato principal, sobremesa e refresco por 20 soles. Depois que almoçamos, é por nossa conta.

A trilha é basicamente seguir o trilho do trem pelas beiradas, sempre reparando se o trem vem vindo, porque existem partes que não há espaço suficiente para ficar em segurança esperando o trem passar.

O começo é bem complicado, de subida ingrime pela mata. São, aproximadamente, 15 minutos intermináveis. Porque é um atalho até chegar na parte dos trilhos. Esses trilhos, são do trem que leva para MachuPicchu, ou seja, faremos o mesmo trajeto, mas a pé e vivenciando a paisagem.

Quando chegamos nos trilhos, a trilha fica muito fácil. Não tem subida e nem precisa de esforço, só precisa andar por aproximadamente 3 horas seguidas.

Trilha para MachuPicchu
Trilha para MachuPicchu (fui no meio da ponte apenas para foto, tem um local para pedestres seguro – certifique-se que o trem não está vindo)

Depois de 30 minutos de trilha, chegamos nessa ponte da foto acima. O rio que ela atravessa é o rio que vai nos acompanhar todo o trajeto, o Rio Urubamba.

A floresta é densa e a umidade é alta, isto significa mosquitos e muito suor. MachuPicchu fica em uma região que já pode ser considerada amazônia, com um clima tropical de montanha.

Trilha para MachuPicchu
Trilha para MachuPicchu (repare MachuPicchu no topo da montanha)

Eu fiz a trilha em, aproximadamente, 3 horas, tem gente que faz em menos, porque está acostumado a longas caminhadas. Mas você deve fazer no seu tempo, sem pressa, contemplando o lugar.

Trilha para MachuPicchu
Trilha para MachuPicchu

No final da trilha, você chega perto de um túnel, mas não precisa passar nele. É perigoso, pois no túnel não há local de segurança se um trem estiver vindo. Fique bem atento que há um desvio na trilha antes do túnel, que te leva a Aguas Calientes da mesma maneira.

Trilha para MachuPicchu
Trilha para MachuPicchu – O arco-íris no fim da trilha

Cheguei em Aguas Calientes por volta de 17 horas, e começou a chover. Eu havia combinado esse horário na praça, onde um guia da agencia iria nos levar para o hotel que tinham reservado.

Ele estava lá na hora combinada, nos explicou sobre a entrada no sítio arqueológico (porque iríamos com guia e precisávamos saber horário e informações) e nos levou para o hotel. Que era simples, mas bem confortável, com duas camas de casal e uma de solteiro, banheiro privativo e água caliente (piada infame).

Depois de avisar que tudo estava bem para nossos familiares e tomarmos um bom banho, fomos no restaurante da esquina comer. Depois, voltamos para o hotel e dormimos, no dia seguinte às 4 da manhã iríamos nos levantar, entraríamos em MachuPicchu logo quando abre.

 

Anúncios

Autor: Paola Groberio

Carioca, 24 anos e estudante de História na Uff. Tenta conciliar sua rotina com viagens sempre que pode, porque não consegue passar um dia sem pensar em viajar. Quando consegue, pega sua mochila e parte por aí para passar por perrengues e ter as melhores experiências possíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s